CONSELHO DE CLASSE
É uma atividade avaliativa constituída a partir das vivências em sala de aula. Envolve todos os participantes do processo ensino-aprendizagem e tem como pontos principais a troca de experiências, a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e a prática e os resultados das estratégias de ensino.

Enquanto instrumento de avaliação, este colegiado requer dos especialistas envolvidos uma observação contínua dos alunos. Durante a reunião e partindo do que obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história de cada aluno, faz-se necessário que os condutores da assembleia possam contar, explicar e definir os aspectos relacionados à singularidade de comportamento e aprendizagem, empreendendo uma reflexão sobre a importância de reformulação das práticas educativas.
Destarte, o Conselho de Classe permite que a equipe escolar procure novos caminhos e estabeleça ações alternativas para garantir um ensino de qualidade e, em última análise, o cumprimento da própria função social da escola.
OBJETIVO DO CONSELHO DE CLASSE
Para cumprir seu papel, o Conselho de Classe exige que os professores tenham em mente os alvos educacionais a serem desenvolvidos e avaliados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como estabeleçam princípios para a formação do caráter e da cidadania. Portanto, sua finalidade dentro da escola é, de fato, compartilhar as dificuldades e os sucessos vividos, de modo que sejam feitas as intervenções necessárias para garantir a fluidez do ensino-aprendizagem e a qualidade educacional.
QUEM DEVE PARTICIPAR
O Conselho de Classe constitui um espaço para avaliação numa perspectiva crítica, do qual participam, efetivamente, professores, orientadores, supervisores e, em determinados casos, alunos e diretor da escola.

VANTAGENS DO CONSELHO DE CLASSE PARA A ESCOLA
A avaliação parcial dos alunos acontece no momento da realização deste colegiado. Assim, os participantes podem desconstruir e reconstruir sua prática face aos objetivos e critérios estabelecidos permitindo:
• Viabilizar uma avaliação mais eficaz;
• Melhorar a compreensão dos fatos, decorrente da exposição de diversos pontos de vista;
• Analisar o currículo;
• Avaliar os resultados dos métodos utilizados;
• Favorecer a integração entre professores;
• Tomar decisões em grupo, visando à melhoria do ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Mirtes L. P. O Conselho de Classe: prática escolar e produção de identidades. http://www.conteudoescola.com.br/component/content/article/30/152-o-conselho-de-classe-pratica-escolar-e-producao-de-identidades
GENTILE, Paola; ANDRADE, Cristiana. Avaliação nota 10. Nova Escola On-line. http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml
http://www.cepe.com.br/diario/includes/doel/box.php?ano=2008&data=20080617&caderno=1-PoderExecutivo&key=450d9c442ab72c1571b361b8ac129c0da1a598a2