Uma iniciativa que une educação, cidadania e a promoção da saúde vem transformando a rotina dos estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, localizada no Recife. A unidade de ensino passou a contar com uma nova sala de corporeidades, fruto de uma parceria com a Patrulha Escolar da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O espaço, que antes era utilizado como depósito, foi completamente ressignificado e hoje se tornou um ambiente voltado ao desenvolvimento integral dos alunos.
A sala multifuncional passou a integrar o cotidiano pedagógico da escola, sendo utilizada para aulas práticas de educação física e também para componentes da parte diversificada do currículo escolar, como o Projeto, Trabalho e Sociedade (PTS). A proposta é estimular diferentes formas de aprendizagem, valorizando o corpo como instrumento de expressão, interação e construção do conhecimento.
“Assumi a gestão da escola em julho de 2025 e, desde então, venho observando os espaços para identificar melhorias. A partir de um convite da Patrulha Escolar para implantar o jiu-jitsu na escola, encontramos em um antigo depósito a oportunidade de criar um novo ambiente. Reorganizamos o espaço, buscamos parcerias e estruturamos a sala com tatame e outros materiais, transformando-a em um espaço multiuso. Hoje, além dos treinos diários de jiu-jitsu, o local também é utilizado por professores em diversas atividades pedagógicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos estudantes”, destacou o gestor da unidade de ensino, Glauciano Júnior.
Além das atividades curriculares, o espaço também tem sido ocupado em momentos de convivência e integração. Durante o intervalo, os estudantes e professores podem utilizar o espaço para práticas esportivas ou culturais, fortalecendo vínculos e incentivando a prática de atividades de forma leve e acessível. No contraturno, a sala se transforma em um espaço de formação esportiva com a oferta de aulas gratuitas de jiu-jitsu.
Estudante do 1º ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Kauã Felipe teve na nova sala de corporeidades o primeiro contato com o jiu-jitsu. Sem experiência prévia na modalidade, ele decidiu iniciar a prática a partir da oferta das aulas na escola e, desde então, tem participado ativamente das atividades, aproveitando a estrutura e as oportunidades proporcionadas pelo ambiente.
“Eu nunca tinha treinado jiu-jitsu e comecei a partir deste novo ambiente e a convite do nosso gestor. Tem sido uma experiência muito positiva, que tem me ajudado não só na prática esportiva, mas também no meu desenvolvimento como pessoa. É um ambiente acolhedor, que ensina disciplina, responsabilidade e respeito. Além de fortalecer o físico, também trabalha a mente e nos incentiva a sermos pessoas melhores dentro e fora da escola”, completou Kauã.
As aulas de jiu-jitsu atendem cerca de 40 estudantes e são divididas em duas turmas. A Turma A realiza encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto a Turma B participa das atividades às terças e quintas-feiras. As aulas são ministradas pelo gestor da escola, que é professor de educação física e faixa marrom da modalidade, e pelo Cabo Melo Rocha, integrante da Patrulha Escolar, reforçando a importância da parceria entre a escola e as forças de segurança na promoção de ações educativas e sociais.
“A oferta de aulas de Jiu-Jitsu na nova sala de corporeidades fortalece valores como disciplina, respeito e hierarquia entre os estudantes. A prática também contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, do controle emocional e da capacidade de lidar com situações de estresse, além de ser uma importante aliada no combate ao bullying. A nossa expectativa é que essa iniciativa continue impactando positivamente a formação dos jovens”, disse o Cabo Melo.
A expectativa da gestão escolar é que o espaço siga sendo ampliado com novas atividades ao longo do ano, incluindo ensaios do grupo de maracatu da escola. Com a diversidade de usos, a sala de corporeidades passa a fazer parte da rotina dos estudantes, oferecendo mais uma alternativa de aprendizado, convivência e participação no ambiente escolar.