Com objetivo de oferecer cursos para quem não vive próximo às universidades públicas do estado, a Secretaria de Educação em parceria com a UFPE, UFRPE, IFPE, UPE e Univasf, formalizou, por meio do Decreto nº 39.798, de 5 de setembro de 2013, a implantação dos polos de apoio presencial ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A ação é direcionada principalmente para professores do estado que, graças à educação a distância (EaD), podem ter acesso a cursos de nível superior, extensão e especialização.
Devido ao decreto, os 14 polos poderão agora contar com orçamento próprio, além de buscar parcerias com Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para aquisição de novos equipamentos, o que promoverá um aumento no número de cursos e vagas oferecidas pelas universidades na modalidade EaD em todo estado.
A notícia foi comemorada pelos coordenadores dos polos, que desde 2009 atuam no sentido de garantir apoio logístico, como estrutura física, laboratório de informática e recursos humanos aos cursos promovidos a distância. Nesta quarta-feira (25), durante o XXIX Colegiado de Coordenadores dos Polos UAB, em Palmares, o secretário de Educação, Ricardo Dantas recebeu a homenagem dos educadores pelo seu empenho em dar celeridade ao processo de regulamentação, que já durava dois anos.
“Foi com muita alegria que recebemos a notícia do decreto. Sabemos que professores capacitados são importantes para elevação dos índices educacionais do estado e que a qualidade da educação está diretamente ligada à melhoria da qualidade de vida do povo”, declarou a gestora da Gerencia Regional de Educação (GRE) da Mata Sul, com sede em Palmares, Sandra Valéria Cavalcanti.
Já gestora da GRE do Sertão Submédio São Francisco, em Floresta, Maria Dilma Marques destacou a trajetória percorrida pelos coordenadores de polos para conseguir a regulamentação. “O decreto aponta a responsabilidade do estado para a manutenção dos cursos, que ganham maior credibilidade. A partir de agora, os profissionais formados através do polo sairá requisitado para o mercado de trabalho que está em desenvolvimento no estado”.
Diante dos educadores, o secretário fez questão de lembrar que a valorização da educação é uma das marcas da gestão do governo pernambucano, que vem se empenhando em levar ensino profissional a todos os pontos do estado. “Vivemos um momento de crescimento econômico e para que nossos cidadãos possam usufruir das oportunidades, devem estar qualificados. A manutenção dos polos do sistema universidade aberta, assim como a ampliação de escolas técnicas, são o exemplo da dedicação do governo”, explicou o secretário agradecendo aos coordenadores pela homenagem. “Fico feliz com o retorno positivo dessa ação e quero retribuir todo essa gratidão”, declarou.