Higiene Corporal

É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.

Categoria: Projeto

Autor(es): Clinéia Barbosa, Girlene Dias de Medeiros, Grazielle Aparecida, Kênia Cunha, Roseli Rodrigues e Tatiana Soares da Silva

Público-Alvo: Ensino Fundamental

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Ciências, Língua Portuguesa e Saúde

Objetivo: Objetivo Geral: Sensibilizar os alunos das turmas de 1º e 2º anos do 1º ciclo do Ensino Fundamental da “Escola Municipal do Bairro Flamengo” sobre a importância do autocuidado para a saúde individual e coletiva. Objetivos específicos: Estimular nos alunos a limpeza do corpo, principalmente cabelos, pés e mãos; Informar aos alunos sobre os cuidados com a saúde bucal.

Justificativa: A opção pela “Escola Municipal do Bairro Flamengo” deve-se ao fato de apresentar maiores necessidades e também por ser uma comunidade de baixa renda. A escolha do tema do projeto “HIGIENE CORPORAL” surgiu logo que definiu-se a escola, após algumas discussões na própria escola e devido ao contexto em que está inserida. Os alunos dessa escola são muito carentes e precisam de orientações de como cuidar do próprio corpo, sendo essencial educar para a saúde contribuindo para a formação de bons hábitos e atitudes. Segundo os PCN (1997, p.107), a higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. Para os PCN (1997, p.117) o aluno precisa responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.

Conteúdo: Higiene Corporal, Saúde, Português, Ciências

Metodologia: As atividades foram realizadas no dia 28 de Outubro de 2005. A primeira atividade foi a apresentação de paródias de músicas infantis para proporcionar o desenvolvimento da ludicidade, com a finalidade de despertar a atenção e o interesse dos alunos. Após este período, as monitoras mantiveram uma conversa informal com as crianças para observar o nível de conhecimento dessas crianças sobre o assunto, no decorrer da conversa foram apresentados os cartazes com ilustrações. No decorrer da apresentação das ilustrações, os próprios alunos criarão uma história relacionada aos cuidados com o próprio corpo. Em seguida, os alunos assistiram a uma apresentação do teatro sobre Higiene Pessoal, realizado pelo SESC-MG, em resposta ao convite das monitoras do projeto.

Recursos: Cartazes, barbante, folhas, canetinhas coloridas e lápis de cor.

Avaliação/ Resultados: Atividade avaliativa sobre o processo de aprendizagem, através cruzadinhas e acrósticos.

Fases:

Fase 1: Paródias

Duração: 30 Minuto(s)

Descrição: Paródias de músicas infantis relacionadas ao tema do projeto.

Fase 2: Coletando dados

Duração: 1 Hora(s)

Descrição: Diálogo sobre o tema e apresentação de cartazes ilustrativos para produção de uma história.

Fase 3: Teatro

Duração: 1 Hora(s)

Descrição: Teatro sobre Higiene Pessoal (Realizado pelo SESC-MG)

Fase 4: Produção

Duração: 1 Hora(s)

Descrição: Produção de uma história e atividade avaliativa sobre o processo de aprendizagem.

Arquivos:
higiene_corporal
(46KB)
Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se