Leituras e Leitores na escola: do livro ao computador

O desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita é essencial para uma participação efetiva e crítica, diante das dos recursos tecnológicos presentes em nossa sociedade atual. O papel da escola, neste sentido, é de suma importância, visto que, a instituição escolar tem como um de seus objetivos, preparar leitores e leitoras que possam participar e posicionar-se criticamente em vários contextos e situações vivenciadas em nossa sociedade, utilizando diversos suportes de leitura.

Categoria: Projeto

Autor(es): Cacilda Rodrigues

Público-Alvo: Educação Infantil,Ensino Fundamental

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Artes, Informática, Língua Portuguesa e Literatura

Objetivo: Objetivo Geral Incentivar hábitos e valorização da leitura, possibilitando o desenvolvimento e utilização da linguagem oral e escrita, através da utilização de variados recursos e suportes, inclusive os tecnológicos, para posicionar-se criticamente diante das leituras realizadas. Objetivos Específicos - Desenvolver hábitos de leituras através da utilização de recursos didáticos impressos e veiculados pela internet (livros, revistas, jornais, etc); - Desenvolver e incentivar a leitura e a escrita, em diferentes contextos e situações; - Utilizar a leitura, através de diferentes registros e recursos, para desenvolver o aprendizado; - Reconhecer as diferentes linguagens e formas de comunicação expressas socialmente; - Promover situações didáticas que promovam o gosto pela leitura; - Utilizar a escrita, inclusive a digital, para posicionar-se em diferentes contextos e situações.

Justificativa: Com a evolução Tecnologias da Informação e Comunicação, surge a necessidade dos educadores se apropriarem de novos recursos e metodologias que se adéqüem às demandas apresentadas pelos alunos, instigando o hábito de ler e apresentando possibilidades de aprendizagem através da leitura de textos e livros impressos e veiculados pela internet.

Conteúdo: Leitura, Linguagem escrita, linguagem oral e Internet

Metodologia: - Leitura de histórias e textos diversos através de textos impressos e digitais; - Aulas na biblioteca e no laboratório de informática - Atividades de reconto, resumo e exposição oral

Recursos: Livros, revistas, jornais, panfletos, etc; Computador/Notebook/Netebook; Papel, Lápis.

Avaliação/ Resultados: A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação dos alunos.

Referências Bibliográficas: Referências: - BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEF, 2001. - Livro digital. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital#Vantagens_em_rela.C3.A7.C3.A3o_ao_livro_tradicional - Livro Digital. Disponível em: http://livrodigital.wetpaint.com/ Sugestão de livros e leituras digitais: - Como o Mundo Acorda. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u9Y7uyrSx0I - O Pequeno Príncipe. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jxrIk8gHZaQ - Alexandre. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/livros_online/alex/gian1.htm - Alfa Beto. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/alfabeto.pdf - Outros livros: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm - Site com histórias variadas da autora Ruth Rocha: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm

Fases:

Fase 1: Conhecendo os diferentes suportes de leitura

Duração: 2 Aula(s)

Descrição: Recomenda-se nesta aula, a utilização de recurso audiovisual (computador, notebook, DVD, etc.) que possibilite a exibição de livros virtuais. - Iniciar a aula lendo uma história para os alunos. Utilizar como suporte, um livro impresso e, se possível, logo após um livro virtual. Nesse caso, é necessário utilizar recurso apropriado para veiculação e demonstração do livro aos alunos (computador, DVD, etc.). - O professor deverá possibilitar o contato do aluno com o livro, discutir sobre as histórias lidas, fazer perguntas a cerca do conteúdo das histórias e ouvir as opiniões e idéias dos alunos a cerca da mesma. - Argumentar sobre os diferentes suportes de leitura utilizados: Livro, computador e outros. Identificar junto com os alunos, as diferenças entre eles. Aproveitar a oportunidade para falar da evolução tecnológica ocorrida socialmente e dos diferentes suportes de leitura (livros, revistas, panfletos, computador, celular, etc.)

Fase 2: Visita à biblioteca da escola

Duração: 2 Aula(s)

Descrição: - Leitura de livros e revistas diversas a escolha do aluno e/ou sugerido pelo professor. Sugere-se que o professor leia ao menos um livro para os alunos, para que sua leitura sirva como referência aos mesmos. Pedir que os alunos selecionem os livros e revistas para leitura, na intenção de desenvolver o comportamento do aluno leitor, através da formação de critérios para a seleção dos livros e textos a serem lidos. Após selecionar os livros e revistas, os alunos deverão compartilhar, de forma oral, as histórias lidas.

Fase 3: Visita ao laboratório de informática da escola

Duração: 2 Aula(s)

Descrição: - Nesta atividade é necessário acesso a internert para leitura de livros virtuais e textos. O professor pode fazer a leitura colaborativa, com a participação dos alunos, questionando sobre o texto lido e a forma de veiculação do mesmo, comparando com leitura realizada através de impressos. Quais os pontos positivos e negativos de ambos (distribuição e veiculação, facilidade de acesso, esforço visual) - Destacar a riqueza de recursos e movimento que compõe o livro digital e indagar sobre a possibilidade da produção de livros digitais na escola.

Fase 4: Atividades: reconto; análise e discussão sobre uso e importância da leitura -

Duração: 2 Aula(s)

Descrição: - Atividades práticas de reconto. Solicitar aos alunos que façam o reconto oral e escrito de uma das histórias lidas. A atividade escrita poderá ser feita em casa. - Abrir debate incentivado a reflexão sobre os textos e histórias lidas, formas de veiculação dos mesmos e sobre a importância da leitura. Quais as vantagens e desvantagens da leitura digital? Como ela pode ser feita?

Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se