Estimulando os Hábitos de Higiene Pessoal na Educação Infantil

Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua saúde e auto-estima.

Categoria: Projeto

Autor(es): Cacilda Rodrigues da Silva

Público-Alvo: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Artes, Ciências, Língua Portuguesa e Saúde

Objetivo: Objetivo Geral - Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo. Objetivo Específico - Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo; - Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal; - Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde; - Favorecer a auto-estima da criança; - Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.

Justificativa: Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.

Conteúdo: Saúde e Higiene Pessoal

Metodologia: Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.

Recursos: - Folhas de papel - Giz de cera e lápis de cor - Brinquedos - Objetos de higiene pessoal - Fantoches - Livros de histórias infantis - Músicas - Vídeos

Avaliação/ Resultados: A avaliação será processual, visando verificar o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.

Referências Bibliográficas: Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil. Acesso em: 11 de Novembro de 2009. Aprender Brincando. Disponível em: http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html. Acesso em: 11 de Novembro de 2009.

Fases:

Fase 1: Contar história e conversar

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. - Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, etc.. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

Fase 2: Músicas e brincadeiras

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Apresentação de músicas sobre o tema Sugestão de música: O sapo não lava o pé (Conhecimento popular) Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind) Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind) - Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.)

Fase 3: Vídeos e atividades

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Exibição dos vídeos: Ratinho Castelo Rá-tim-bum (tempo - 00:01:13) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vrJON1wq95c&NR=1 Ratinho escovando os dentes (tempo - 00:01:29) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Zc&NR=1 - Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência. - Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal.

Fase 4: Teatro de fantoches e conversa

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: - Teatro de fantoches sobre higiene pessoal - Conversar com os alunos sobre o tema, a fim de verificar a construção do conhecimento e a assimilação dos conceitos estabelecidos.
Arquivos:
Projeto.Higiene
(614KB)
Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se

Desenvolvido por  Auge Tecnologia e Sistemas
Copyleft - Política de Utilização