Conhecendo a minha escola

Elaboração do Manual do Aluno para explicar o funcionamento administrativo escolar.

Categoria: Projeto

Autor(es): Talita Ribeiro

Público-Alvo: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior

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Área de Conhecimento: Gestão Educacional

Objetivo: Desenvolver um cidadão crítico e participativo. Propiciar que os alunos conheçam a área administrativa da escola e, a partir desse conhecimento, a condição de envolverem-se nos projetos e nas tomadas de decisão escolares.

Justificativa: Atualmente propõe-se que o modo de gestão da escola seja mais participativo, democrático, em que os gestores trabalhem com transparência em suas escolhas. Phillippe Perrenoud, sociólogo da educação, justifica essa participação como um exercício de direito do ser humano, direito de participar das decisões que lhe dizem respeito e também uma forma de educação para a cidadania, pela prática. Para o autor, o lugar onde deve haver participação democrática e uma educação que desperte a cidadania é a sala de aula. É nesse ambiente que se consolida a importância na participação da tomada de decisões e projeções para o alcance futuro. Do professor é requerida a competência de saber respeitar as posições dos alunos, dando-lhes vazão e estimulando-lhes a criatividade e a tomada de decisões. Para isso é necessário recusar o desejo de moldar os alunos, impondo-lhes idéias, mas buscar oferer-lhes a condição de emancipação de seus pensamentos e delegar-lhes responsabilidades.

Conteúdo: Gestão Educacional

Metodologia: Com a orientação do professor, os alunos devem retirar do Regimento Escolar as principais atribuições dos setores (Direção, Secretaria e Supervisão e/ou Orientação) e dos cargos administrativos (Diretor, Vice-Diretor, Secretário, Supervisor e Orientador). Utilizando o software Hagáquê, elaborar o manual do aluno em formato de História em Quadrinhos de forma lúdica e didática. Após a elaboração do manual será feita a apresentação do mesmo no auditório da escola. Os alunos irão apresentar o manual no data-show, tirando dúvidas imediatas e explicando como ele foi feito para a comunidade escolar.

Recursos: Computador com Software Hagaquê (software livre e de fácil instalação), regimento escolar, copiadora, papel, data-show, microfone, som, auditório.

Avaliação/ Resultados: A avaliação é processual. Visa analisar o desempenho dos grupos elaboradores do Manual do Aluno e verificar o atendimento aos objetivos propostos e cumprimento dos prazos.

Fases:

Fase 1: Estudo do Regimento Escolar

Duração: 2 Semana(s)

Descrição: Dividir as turmas e grupos e, com a orientação do professor, retirar do regimento escolar as principais atribuições dos setores (Direção, Secretaria e Supervisão e/ou Orientação) e dos cargos administrativos (Diretor, Vice-Diretor, Secretário, Supervisor e Orientador).

Fase 2: Elaborando a História em Quadrinhos

Duração: 1 Semana(s)

Descrição: A partir das informações retiradas do Regimento Escolar elaborar uma história que contenha as atribuições dos setores e dos cargos administrativos.

Fase 3: Trabalhando com o Software Hagáquê

Duração: 1 Dia(s)

Descrição: A partir da história elaborada, construir a história em quadrinhos no software Hagáquê.

Fase 4: Apresentação do Manual

Duração: 3 Aula(s)

Descrição: Apresentação do manual no auditório da escola para a comunidade escolar.
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