Incentivo à leitura

Este projeto visa uma gincana da leitura entre os alunos, professores e familiares.

Categoria: Projeto

Autor(es): Renata Ramalho

Público-Alvo: Educação Infantil,Ensino Fundamental,Ensino Médio

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa e Literatura

Objetivo: - Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo. - Tornar a leitura um ato prazeroso. - Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar. - Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros. - Dar a “responsabilidade” ao Ensino Fundamental II de incentivar o Ensino Fundamental I, despertando o seu próprio interesse, formando uma gincana da leitura. - O objetivo maior é que todos os alunos se envolvam no projeto através de brincadeiras.

Justificativa: Para formar um bom leitor, é preciso que esse tenha um maior contato com textos. O ideal é não impor títulos, mas metas a serem alcançadas e que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças. Com esse contato desde as séries iniciais, ao sair da escola, o aluno estará capacitado e habituado a uma boa leitura.

Conteúdo: "Atitudinais":O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, discutindo-os com os filhos.

Metodologia: Através da divisão dos alunos em equipes, cada turma do Ensino Fundamental II ficaria responsável por uma turma do Ensino Fundamental I, mostrando caminhos para a leitura e confeccionando cartazes de incentivo à mesma.

Recursos: Livros paradidáticos

Avaliação/ Resultados: participativa

Fases:

Fase 1: Projeto de incentivo à leitura

Duração: 10 Mês(es)

Descrição: Demais períodos à escolha do professor.

Arquivos:
leitura II
(26KB)
Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se