Trabalhando os Anúncios

O presente projeto tem como finalidade, apresentar aos alunos as diversas formas de comunicação existentes na sociedade.

Categoria: Aula

Autor(es): Barbara Ilc

Público-Alvo: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa

Objetivo: Desenvolver nos alunos o hábito de pesquisa; Estimular a pesquisa visual através da seleção de imagens, debates e comentários; Capacitar o aluno para construção de uma composição visual, observando os aspectos de seleção, análise e estabelecimento de relações; Propagar a interpretação e produção de variados tipos de textos.

Metodologia: Jornais, revistas diversas, televisão, rádio, gravador e filmadora.

Avaliação/ Resultados: Participação, Construção Coletiva, Produção dos Anúncios.

Fases:

Fase 1: Conhecimento Prévio

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Proporcionar uma conversa informal com os alunos sobre jornais, revistas e comerciais de televisão e rádio, no intuito de que eles falem sobre a importância desses meios de comunicação para a sociedade. Explicar a eles que os meios de comunicação trazem propagandas, avisos, anúncios e palavras que, no caso da televisão, jornais e revistas podemos ver, já com o rádio podemos escutar.

Fase 2: Conhecendo o Tema

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Perguntar aos alunos o que é um anúncio. Permitir que falem o que pensam ser, e logo dar a explicação: Anúncio é aviso, participação, mensagem de venda ou mensagem institucional, com assinatura ou qualquer outra forma de identificação clara do interessado que a faz, destinada a influenciar os prováveis compradores de um produto ou serviço, transmitida através dos vários meios de comunicação com o público, ou veículos. A explicação será feita com a adaptação do vocabulário para melhor compreensão dos alunos.

Fase 3: Aula Expositiva

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Explicar mais sobre anúncios e outros meios de comunicação e pedir aos alunos que comentem sobre o que ouviram para sanar as dúvidas que possam ocorrer. Dar um exemplo de anúncio em cada meio de comunicação especificados como materiais utilizados nesta aula.

Fase 4: Preparando o debate

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Pedir aos alunos que formem grupos de quatro, distribuir jornais, para que retirem um anúncio. Pedir aos alunos que façam o mesmo com as revistas. Mostrar alguns comerciais de televisão envolvendo anúncios diferenciados para que cada grupo anote e depois comente o que escolheu, fazer o mesmo com o rádio, utilizando anúncios gravados.

Fase 5: Debate

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Cada grupo vai apresentar suas escolhas, dizendo por que se decidiram por aqueles anúncios. Através desses anúncios, promover uma discussão e um debate em que cada grupo defenderá seus anúncios, enquanto os outros criticarão.

Fase 6: Experimento

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Para finalizar, os grupos deverão produzir anúncios escritos, como os dos jornais e revistas, gravados como os do rádio e filmados como os da televisão para uma exposição do trabalho.
Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se

Desenvolvido por  Auge Tecnologia e Sistemas
Copyleft - Política de Utilização